Criptoativos

Os criptoativos — com destaque para a Bitcoin, pioneira e símbolo do setor — surgiram no final da década de 2000 como uma proposta. Ler mais…

Afinal, quem é que tem bitcoins?

A bitcoin já valorizou um total de 100.000.000.000 (cem milhões de milhões) de dólares depois de ter passado a barreira psicológica dos 100.000 dólares por unidade. Enquanto escrevo este artigo, a bitcoin cota acima dos 105.000 dólares e não parece que se vá ficar por aqui

Reservas estratégicas: depois do carro elétrico, também vamos ser negacionistas na bitcoin?

Portugal é o 13º país com maiores reservas de ouro. Estamos acima de países como Arábia Saudita, Espanha e Reino Unido. É legítimo perguntar para que serviu tamanha reserva de ouro, que em 1974 ultrapassava as 800 toneladas e hoje está abaixo das 400 toneladas

Já há americanos a pensar em casas a custo zero

Imagine que quer comprar uma casa e que vai ao seu banco pedir um empréstimo. O seu banco responde-lhe: "Emprestamos-lhe dinheiro não para comprar a casa mas para comprar bitcoins. Compra as bitcoins, depois dá as bitcoins de penhor e nós emprestamos-lhe dinheiro para a casa ficando com as bitcoins como colateral do empréstimo".

Ucranianos e russos celebram bitcoin acima dos 100.000 dólares. Novo máximo desta noite: 1BTC=103.719 USD

A Ucrânia é dos países mais amigáveis para com o mundo cripto

Coreia do Sul é o motor noturno da bitcoin

A crise política na Coreia do Sul teve impacto na cotação da bitcoin. Há razões para isso A Coreia do Sul é um dos países mais bem conectados do mundo. Tem das melhores redes de cobertura, o que alia à maior velocidade de ligação. É portanto fidedigno dizer que, na Coreia do Sul, a informação chega mais rápido ao destino - e que chega a todos os destinos.

E você: é um fanático, um negacionista ou um circunstancial na bitcoin?

De momento, acredito em duas coisas: a primeira é que a Inteligência Artificial vai mudar o mundo como o vemos; a segunda é que não há inteligência artificial sem bitcoin

Tu Late: ainda é possível ficar rico com a bitcoin?

São 12h49 do dia 22 de Novembro de 2024. A bitcoin está a 98 606 dólares, a tocar os máximos de sempre. Há quem esteja a preparar a festa dos 100 000 dólares. Será tarde demais?

Não tente procurar, provavelmente não encontra isto mais em lado nenhum: robôs a pagar com bitcoins

MU-TH-UR 6000, mais conhecida por MOTHER (mãe), era o mainframe IA-Inteligência Artificial, modelo 182 de 2.1 Terabytes que servia de cérebro para a nave Nostromo na saga Aliens. Era um modelo de AI específico que tinha como função operar a nave e monitorizar os tripulantes inclusive enquanto eles estavam em “hipersono” em viagens interplanetárias.

Trocar um boi por tâmaras não devia ser fácil. E a bitcoin, qual o seu valor real?

A Bitcoin, no fundo, é uma placa de argila! Lá atrás no tempo, trocar um boi por um quilo de tâmaras não deveria ser nada fácil. Num mercado destes, em que a necessidade define o preço, se dono do boi não tiver mais nada para trocar, pode mesmo ficar sem o boi por um punhado de tâmaras.

A bitcoin é a ponta visível de uma nova estrutura económica que acaba com o dinheiro. São só miúdos!

O que têm em comum Henri Poincaré, Max Planck, Ernest Rutherford, Louis Bacheler, Hugo de Vries, Egas Moniz, Ferdinand von Zeppelin, Marie Curie, Albert Einstein, Thomas Edison, Werner Heisenberg, Nikola Tesla...com a bitcoin e restantes criptos?

Criptoativos...

Os criptoativos — com destaque para a Bitcoin, pioneira e símbolo do setor — surgiram no final da década de 2000 como uma proposta alternativa ao sistema financeiro tradicional. Baseados em tecnologia de blockchain, oferecem a possibilidade de transferências descentralizadas, segurança criptográfica e, em alguns casos, reserva de valor fora do controlo de bancos centrais ou instituições governamentais.

Bitcoin, criada em 2009 por uma identidade (ou grupo) sob o pseudónimo Satoshi Nakamoto, é frequentemente descrita como “ouro digital” e tem sido debatida tanto como um ativo especulativo quanto como uma revolução monetária. Desde então, surgiram milhares de outros criptoativos com diferentes propostas e funcionalidades — alguns como meios de pagamento, outros como plataformas para aplicações descentralizadas ou formas de tokenização de ativos.

O universo das criptomoedas desperta entusiasmo e ceticismo em igual medida. Entre os pontos fortes estão a transparência das redes públicas, a resistência à censura e a possibilidade de inclusão financeira. Entre os riscos estão a alta volatilidade, a regulação incerta, o uso potencial para fins ilícitos e o elevado nível de especulação associado a muitos projetos.

Neste espaço, serão partilhadas opiniões, análises, informações e, eventualmente, estratégias pessoais de abordagem ao mundo cripto. Importa, no entanto, reforçar que todo o conteúdo publicado reflete unicamente pontos de vista individuais e não deve ser interpretado como recomendação de investimento ou aconselhamento financeiro.

Convidamos o leitor a explorar este universo com curiosidade, espírito crítico e responsabilidade.