Estratégia

Esperamos com o Strategicist trazer visões diferentes do mundo corrente e do mundo futuro. Acrteditamos que tudo é possível com a estratéggia certa e que tudo pode falhar com a estratégia errada. Por isso este site é também o espelho de uma forma de pensar, de desmembrar os temas e de os montar de uma forma diferente. Ler mais…

A Microsoft vai investir 10 mil milhões em Sines – e este é o produto que pode fazer de Portugal a Suíça digital do século XXI

Portugal tem condições estratégicas únicas. E pode legislar a favor dessas oportunidades

A IA não é uma bolha que rebenta — é uma gota que se infiltra

"Se há algo que pode estourar, não é a IA — é a ilusão de que tudo continuará como antes", escreve Bernardo Mota Veiga, que compara o modelo de negócio da Inteligência Artificial com o do início da Internet para concluir que ele é muito diferente. "O risco da IA não é sobre se vai ter clientes — é sobre se vai ter produto. Quem tiver produto, terá clientes dispostos a pagar por mês, por ano, por click ou por byte", escreve. "O cliente já não é um alvo estatístico — é um utilizador com agência, disposto a pagar por soluções"

O ouro já não é ouro e a bitcoin já não é bitcoin

Ouro, prata, chips, data-centers, nuclear: como escolher onde investir agora

Foi a olhar para todos os impactos da inteligência artificial que Bernardo Mota Veiga reviu as suas perspetivas de investimento. Veja como ele mudou a agulha

Viseu: houvesse uma estratégia e o mundo seria nosso

O problema não está nos projetos em si — está na ausência de uma visão que os articule. Um mega-complexo desportivo, um centro de espetáculos, um plano de industrialização, ou uma aposta na mobilidade aérea só fazem sentido se estiverem alinhados com uma estratégia clara para a cidade. Sem isso, são peças soltas num puzzle que nunca se completa.

Brasil vs. EUA: em Portugal, os brasileiros anteciparam-se aos americanos

Portugal deixou de ser só destino de férias. Tornou-se palco de recomeços — e os brasileiros foram os primeiros a subir ao palco

Um vírus conseguiu levar as aulas para dentro dos quartos, a falta dele não consegue levar as aulas para a escola

Os alunos concorrem uns contra os outros por professores, horários, equidade e lugares na faculdade. Não se percebe a falta de soluções gerais num país pequeno como Portugal. Mas há uma solução ao alcance e que já foi testada por causa de um vírus diabólico que aguçou a vontade e o engenho

O ano letivo começou. Agora, muitos pais estão a pagar por um futuro que já não existe

O ano letivo não começa só para os jovens. O ano letivo representa mais um ano de investimento financeiro e emocional para milhares de pais. Mas será que estão a investir bem?

Jovem até aos 44 anos, velho depois dos 45: o atual código do trabalho não nos dá a vida que queremos e tira-nos a que merecemos

Aos 45, o mercado de trabalho prepara o empurrão. Se não se mexer, vai borda fora

Fui de carro elétrico de férias para o Algarve: conduzi-lo foi confortável, carregá-lo foi um suplício

Estações cheias de filas, carregadores avariados, eletricidade mais cara que gasolina. Os carros elétricos oferecem uma forma de viajar muito confortável mas apenas até ao momento de carregar: a infraestrutura ainda está longe de acompanhar o entusiasmo dos condutores

Estratégia...

Esperamos com o Strategicist trazer visões diferentes do mundo corrente e do mundo futuro. Acrteditamos que tudo é possível com a estratéggia certa e que tudo pode falhar com a estratégia errada. Por isso este site é também o espelho de uma forma de pensar, de desmembrar os temas e de os montar de uma forma diferente.

Aqui não acreditamos em ideias e explicações com 140 caracteres. Não existimos para cabeçalhos, nem para chavões. Aqui temos o tempo e o espaço do nosso lado e vamos aonde tivermos que ir para passarmos as nossas ideias. Queremos ser conhecidos anónimos e escondemos a face para esconder estereotipos. 

As ideias aqui são livres e valem por elas e não por quem as verbaliza. As opiniões também.

Procuramos ser um espaço para ler, interiorizar e reflectir. Deixamos as conclusões para quem nos lê, vê ou ouve. Este projecto é diferente terá em cada linha a nossa forma interpretativa. 

Não queremos que matem os mensageiros, queremos partilhar em directo o que nos vai na alma e o que a experiência nos trás. Não queremos formatar opiniões. Queremos dar a nossa por esta via e deixamos já claro que não somos editores, não somos um jornal, não somos nada a não a compilação do que a vida nos trouxe.

Tentaremos ser factuais e recolher os dados certos que fundamentam a nossa opinião, mas não seremos infalíveis porque os nossos dados virão da experiência e da compilação de fontes abertas. Podem estar errados, o que evitaremos a todo o custo, mas seremos humildes para reconhecer a correcção que, aliás, até agradecemos.

O Strategicist terá cá dentro muito sobre estratégia. É essa a nossa experiência e é nisso que somos bons, e por isso ousaremos a partilhar possíveis vias estratégicas para problemas ou situações concretas…Inclusive questões ou desafios estratégicos que nos sejam colocados pelos leitores.

Também pedimos desculpa se começamos com pouco conteúdo, mas este site é mesmo para se ir fazendo e não para ser feito. Recorreremos a IA quando acharmos oportuno mas não sem antes validarmos os resultados dessa mesma IA.

Enfim, vamos ver como corre…a intenção é a melhor e esperemos conseguir o vosso apoio na sugestão de temas, críticas e opiniões.

 

 

Um estrategista é uma pessoa com a capacidade de analisar contextos complexos, antecipar cenários futuros e formular planos de ação com o objetivo de alcançar metas específicas, otimizando recursos e minimizando riscos. A sua atuação é essencial em ambientes onde decisões precisam ser tomadas com base em previsões, análises e objetivos de longo prazo.

O estrategista pode operar em diversas áreas — como negócios, política, marketing, esportes, ou até conflitos militares — mas, independentemente do campo, compartilha algumas características essenciais:

Características principais de um estrategista:

  • Visão de longo prazo: Capacidade de pensar além do presente imediato, compreendendo como ações de hoje influenciam os resultados futuros.
  • Análise crítica: Habilidade para interpretar dados, identificar padrões e entender as forças que moldam determinado cenário.
  • Capacidade de adaptação: Mesmo com um plano, sabe ajustar a rota diante de mudanças inesperadas ou novas oportunidades.
  • Tomada de decisão sob incerteza: Consegue fazer escolhas racionais mesmo com informações incompletas ou em ambientes voláteis.
  • Pensamento sistêmico: Entende como diferentes partes de um sistema se inter-relacionam e afetam o todo.
  • Comunicação eficaz: Traduz ideias complexas em mensagens claras, mobilizando equipes e influenciando decisões.

*Gerado por AI

Estratégia*

estratégia é um plano deliberado de ações, criado com o objetivo de atingir metas específicas em um determinado contexto, considerando os recursos disponíveis, as limitações existentes e os possíveis cenários futuros. Ela serve como um guia de decisão e orientação de esforços para alcançar vantagem, superar desafios ou explorar oportunidades.

Definição clássica:

Estratégia é a arte de aplicar meios disponíveis para alcançar fins desejados.

Ou, como disse Michael Porter (um dos maiores teóricos da estratégia empresarial):

“Estratégia é criar uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades.”