Estratégia

Esperamos com o Strategicist trazer visões diferentes do mundo corrente e do mundo futuro. Acrteditamos que tudo é possível com a estratéggia certa e que tudo pode falhar com a estratégia errada. Por isso este site é também o espelho de uma forma de pensar, de desmembrar os temas e de os montar de uma forma diferente. Ler mais…

Como a Hertz se transformou numa borboleta esplendorosa em tempo de tarifas em alta e Bolsas em baixa

OPINIÃO || Escolher os ganhadores improváveis (ou não) deste caótico novo "status quo" é o que faz a diferença entre investidores e apostadores. Veja-se o caso da Hertz

Esta guerra EUA-China já não tem nada a ver com tarifas – e nela a bitcoin pode ser o refúgio

Quanto o resto oscila para lá do compreensível, a bitcoin pode ser um abrigo. É a sua maior oportunidade

É o Jogo da Glória. Os Jornalistas decidiram dar um murro na mesa e mudaram a estratégia

José rodrigues dos santos decidiu ser jornalista. Acredito que não precise sequer de o ser e por isso mesmo, sem medos, deu o seu murro na mesa a defender os jornalistas e o jornalismo.

Entrámos num barulhento mundo de silêncio. As pessoas continuam a ouvir, mas deixaram de escutar

Tive um chefe há alguns anos que não raramente, nas reuniões executivas em que participávamos nos dizia: “Estás a ouvir, mas não estás a escutar”.

Ter uma boa tática não quer significa uma boa estratégia. O oposto também é verdadeiro

As propostas eleitorais são uma manta de retalhos que não integram a interdependência das diversas áreas que compõem a sociedade. A habitação não é independente da saúde e o cuidado aos idosos não é independente das outras duas e a imigração implica com as três anteriores. Tudo está interligado e tem que ser visto como tal.

Está tudo trocado no mercado da habitação: É preciso desmontar e voltar a montar o problema

Segundo dados do INE, havia há 7 anos 477.472 estrangeiros com estatuto de residente em Portugal. A AIMA entregou um relatório intercalar dando conta que atualmente este número ultrapassou os 1.600.000.

O efeito tarifas: se apostasse no Polymarket, apostaria que os EUA vão perder

A partir da meia-noite, nos Estados Unidos da América, as tarifas sobre a China vão passar a ser de 104%! Os EUA retaliam contra a retaliação da China face às tarifas americanas anunciadas na semana passada por Donald Trump.

Vamos perder o emprego mas não vamos perder o salário

Os ganhos de eficiência com a Inteligência Artificial vão ser tão grandes que muitos de nós poderemos passar a trabalhar metade do tempo - ou nem sequer trabalhar. É aqui que entra o Rendimento Básico Universal e o pagamento de impostos por robots

Do zero ao infinito: que onda bitcoin você quer surfar?

“Se o seu valor pode ir a zero? Já poucos acham que não mas eu ainda acho que tudo vai depender muito da forma como as mesmas se dispersarem nas mãos de investidores. É verdade que a escassez gera apetite e motiva o valor, mas também é verdade que se a bitcoin acabar nas mãos de poucos (ETFs, Governos, Microstrategy e mais uns poucos), os outros acabam por perder o interesse na mesma e, sem procura, não há valor.”

A bitcoin poderá vir a valer zero

O valor de um bem não é definido pelo vendedor, mas sim por aquilo que alguém está disposto a pagar por ele.

Estratégia...

Esperamos com o Strategicist trazer visões diferentes do mundo corrente e do mundo futuro. Acrteditamos que tudo é possível com a estratéggia certa e que tudo pode falhar com a estratégia errada. Por isso este site é também o espelho de uma forma de pensar, de desmembrar os temas e de os montar de uma forma diferente.

Aqui não acreditamos em ideias e explicações com 140 caracteres. Não existimos para cabeçalhos, nem para chavões. Aqui temos o tempo e o espaço do nosso lado e vamos aonde tivermos que ir para passarmos as nossas ideias. Queremos ser conhecidos anónimos e escondemos a face para esconder estereotipos. 

As ideias aqui são livres e valem por elas e não por quem as verbaliza. As opiniões também.

Procuramos ser um espaço para ler, interiorizar e reflectir. Deixamos as conclusões para quem nos lê, vê ou ouve. Este projecto é diferente terá em cada linha a nossa forma interpretativa. 

Não queremos que matem os mensageiros, queremos partilhar em directo o que nos vai na alma e o que a experiência nos trás. Não queremos formatar opiniões. Queremos dar a nossa por esta via e deixamos já claro que não somos editores, não somos um jornal, não somos nada a não a compilação do que a vida nos trouxe.

Tentaremos ser factuais e recolher os dados certos que fundamentam a nossa opinião, mas não seremos infalíveis porque os nossos dados virão da experiência e da compilação de fontes abertas. Podem estar errados, o que evitaremos a todo o custo, mas seremos humildes para reconhecer a correcção que, aliás, até agradecemos.

O Strategicist terá cá dentro muito sobre estratégia. É essa a nossa experiência e é nisso que somos bons, e por isso ousaremos a partilhar possíveis vias estratégicas para problemas ou situações concretas…Inclusive questões ou desafios estratégicos que nos sejam colocados pelos leitores.

Também pedimos desculpa se começamos com pouco conteúdo, mas este site é mesmo para se ir fazendo e não para ser feito. Recorreremos a IA quando acharmos oportuno mas não sem antes validarmos os resultados dessa mesma IA.

Enfim, vamos ver como corre…a intenção é a melhor e esperemos conseguir o vosso apoio na sugestão de temas, críticas e opiniões.

 

 

Um estrategista é uma pessoa com a capacidade de analisar contextos complexos, antecipar cenários futuros e formular planos de ação com o objetivo de alcançar metas específicas, otimizando recursos e minimizando riscos. A sua atuação é essencial em ambientes onde decisões precisam ser tomadas com base em previsões, análises e objetivos de longo prazo.

O estrategista pode operar em diversas áreas — como negócios, política, marketing, esportes, ou até conflitos militares — mas, independentemente do campo, compartilha algumas características essenciais:

Características principais de um estrategista:

  • Visão de longo prazo: Capacidade de pensar além do presente imediato, compreendendo como ações de hoje influenciam os resultados futuros.
  • Análise crítica: Habilidade para interpretar dados, identificar padrões e entender as forças que moldam determinado cenário.
  • Capacidade de adaptação: Mesmo com um plano, sabe ajustar a rota diante de mudanças inesperadas ou novas oportunidades.
  • Tomada de decisão sob incerteza: Consegue fazer escolhas racionais mesmo com informações incompletas ou em ambientes voláteis.
  • Pensamento sistêmico: Entende como diferentes partes de um sistema se inter-relacionam e afetam o todo.
  • Comunicação eficaz: Traduz ideias complexas em mensagens claras, mobilizando equipes e influenciando decisões.

*Gerado por AI

Estratégia*

estratégia é um plano deliberado de ações, criado com o objetivo de atingir metas específicas em um determinado contexto, considerando os recursos disponíveis, as limitações existentes e os possíveis cenários futuros. Ela serve como um guia de decisão e orientação de esforços para alcançar vantagem, superar desafios ou explorar oportunidades.

Definição clássica:

Estratégia é a arte de aplicar meios disponíveis para alcançar fins desejados.

Ou, como disse Michael Porter (um dos maiores teóricos da estratégia empresarial):

“Estratégia é criar uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades.”